PASSAMOS NO EXAME?
Por Eduardo Louro
A troika acaba de nos passar no segundo exame trimestral, fazendo uma avaliação positiva da implementação do programa de resgate financeiro e abrindo, assim, caminho a mais uma tranche de 8 mil milhões. Que há-de chegar lá para finais de Dezembro!
Na longa conferência de imprensa onde comunicou os resultados a troika fez alguns alertas. O principal terá sido que os resultados do programa estarão postos em causa se não houver crescimento económico. Como toda a gente percebe, apesar de não parecer!
Isto deixa de ser um simples alerta – um aviso à Cavaco, para depois vir dizer “eu bem avisei” – para passar a ser um sério aviso. E muito preocupante, porque não se vê como seja possível crescimento económico no meio deste mar de medidas recessivas. A não ser que acreditemos que o crescimento económico está assegurado pelas exportações que, de repente, crescem sem limite porque, com a baixa generalizada de salários, o país é acometido de um súbito surto de competitividade. E que acreditemos que há capacidade instalada para tal. E que os nossos mercados estão, também eles, a crescer desmesuradamente…