É hoje...É hoje!
Por Eduardo Louro
“É hoje … é hoje”! Lembra-me uma anedota que me contaram há muitos, muitos anos.
Num debate sobre sexualidade o orador, para apalpar (falando de sexualidade, apalpar não será o verbo mais aconselhável, mas vá lá … vocês entendem-me, sem malícia…) a plateia, vai questionando a audiência sobre a frequência da sua actividade sexual. “Quem faz sexo todos os dias que levante o braço”! Quem faz uma vez por semana? Uma vez por mês …. E as pessoas iam levantando o braço. Até que, chegando a uma vez por ano, responde um cavalheiro de meia-idade, que já não levanta o braço mas salta e grita: Eeeuu! Eeeuu! Surpreendido, o orador questionou-o sobre a razão daquela excitação toda, quando, afinal, ele era o menos activo de todos os presentes. A resposta veio ainda mais excitada: “ É que é hoje … é hoje”!
Este hoje é outro. É que hoje é o dia 9 de Setembro, o dia em que o Presidente da República vai demitir o governo! Se o não fizer hoje … já só lá para o próximo Verão. Mas aí até poderá acontecer que o Presidente já seja outro, que não seja este. Sim porque isto de um Presidente ter sempre assegurada a reeleição não é uma fatalidade!
Claro que não parece nada que o Presidente vá aproveitar esta última oportunidade, ele que até anda tão ocupado a mandar recados sobre a aprovação do próximo orçamento, precisamente para que nada incomode o seu passeio para a reeleição. Mas também não parecia nada que o tipo que limitava a sua actividade sexual a uma única vez por ano, vergado ao peso de assembleia com gente muito mais activa (ou mais mentirosa), se manifestasse daquela forma e com tamanha exuberância. Expectável seria que ele ficasse caladinho e escondido no anonimato da multidão. Sem que ninguém desse por ele nem pelo seu deprimente desempenho!
Por isso esperem. Esperem até ao final do dia! É que estamos em tempo de vindimas e “até ao lavar dos cestos … “