A Europa da Champions... E de Barroso... do Sporting!
Por Eduardo Louro
No regresso da Champions em noite de terça-feira o Sporting perdeu, e queimou praticamente todas as hipóteses de seguir em frente para os oitavos, lá para Fevereiro. Ao contrário, o Porto ganhou e praticamente garantiu o apuramento.
Perdeu o Sporting, com alguma falta da sorte que acompanhou o Porto – e Lopetegui, em particular –, mas objectivamente com um penalti inventado ao minuto 90 por um membro da equipa de arbitragem russa. Da terra da Gazprom, um patrocinador oficial da Champions, mas também do Schalke… Foi como designar um russo para arbitrar uma partida do Zénite!
E ganhou o Porto, depois de uma primeira parte aceitável mas muito premiada. Desde logo com um golo no último minuto, depois dos bascos – e aqui a expressão é utilizada com toda a propriedade – terem enviado uma bola ao poste e do árbitro ter deixado por assinalar um penalti cometido pelo holandês do Barreiro.
E com uma segunda parte que só não foi desastrada porque, depois da primeira meia hora em que os bascos fizeram de Sporting e dominaram por completo o jogo, Lopetegui, para acalmar o Dragão, teve de lançar mão de Quaresma. Que na primeira vez que tocou na bola teve a sorte de fazer golo, num frango monumental do guarda-redes basco.
E como tudo está bem quando acaba bem… Bendito sorteio!
E por falar em acabar…Quem também acabou foi Durão Barroso, que até é do Sporting. Até pode ter acabado bem, nem aí é que nada está bem… E lembrarmo-nos que já lá vão mais de 10 anos desde que se foi, eufórico que nem um excêntrico do euromilhões, deixando-nos entregue ao Santana Lopes… Também do Sporting!