Há 10 anos
O Barcelona perdeu. É notícia! Porque raramente perde e porque não tinha sequer perdido – apenas um empate com o MiIan, em Milão na eliminatória anterior – esta época na Champions. Perdeu em Stamford Bridge, com o Chelsea, quando deveria era estar a jogar na Luz!
Não jogou bem? Do Barcelona nunca se pode dizer que não tenha jogado bem, mas falharam algumas coisas que não costumam falhar. E o Chelsea, como já se vira com o Benfica, defende … à italiana. Com os onze jogadores sempre atrás da linha da bola, andasse ela por onde andasse. E a correr atrás dela. E como correm… Correm como não corriam por André Vilas Boas. Correm como correram com ele!
O Barcelona jogou o suficiente para ganhar, como já o Benfica fizera. Com o Benfica safaram-se com duas arbitragens manhosas, hoje, com duas bolas nos ferros: uma logo a abrir e outra mesmo a fechar o jogo.
A jogar assim, com um autocarro de dois andares à frente da baliza, o Chelsea vai ser um osso muito duro de roer: a lembrar o Inter de Mourinho, em 2010…
A esperada final entre os dois colossos espanhóis, entre Mourinho e Guardiola, e Cristiano Ronaldo e Messi, e que Platini seguramente apadrinha, poderá não acontecer. E até sair tudo ao contrário, com uma final entre o Bayern e o Chelsea, porque, apesar de ter partido de Munique com um resultado ligeiramente mais favorável (2 a 1), o Real Madrid de Mourinho também não irá ter tarefa fácil. Se não jogar muito mais do que fez ontem, e se os catalães não tiverem mais sorte que a que tiveram hoje, teremos pedra na engrenagem. Coisa que às vezes a UEFA resolve, mas nem sempre consegue!
Entretanto, no próximo sábado, Barça e Madrid vão encontrar-se em Camp Nou, no jogo decisivo da Liga. Como equipas deste nível não perdem dois jogos seguidos, terá que dar empate!