Há 10 anos
Já se previa! Era inevitável que fosse explicado - bem explicadinho - aquela de Portas ser a terceira figura do governo.
Está explicado. Passos Coelho veio explicar, mas enquanto se preparava para dar a explicação corrigiu e reviu em baixa a posição do actual MNE. Terceira, não… E contou em voz alta: Vítor Gaspar, Relvas, eu próprio e … Portas. Quarta! O Dr Paulo Portas é a quarta figura do governo!
E explicou ainda melhor, acrescentando até que a nova estrutura hierárquica do governo passou, a partir da quinta avaliação da troika, a constar do memorando de entendimento: a primeira, o chefe máximo, é Vítor Gaspar, o mentor disto tudo, o tipo que traz no bolso o mandato da troika, e o único que é tu cá tu lá com o chefe Schauble; a segunda é quem manda no maior partido da coligação, na comunicação social, na RTP e em tudo o que seja verdadeiramente importante neste país, Miguel Relvas, claro; a terceira, e aí está a novidade, é então Passos Coelho, que garante já ter explicado ao seu parceiro de coligação que não podia deixar de ser assim - se fora ela a ganhar as eleições e se é ele que aparece para as entrevistas, não poderia deixar de ser o terceiro! E aí está Paulo Portas no seu devido lugar. O quarto, depois de mais uma revisão em baixa!
Consta ainda que, nas explicações que lhe terá dado, Passos Coelho terá segredado a Portas qualquer coisa como:"sabes bem que, tal qual eu, não tens poder nenhum. Chegaste a ter o poder de mandar o governo abaixo, mas até esse já perdeste"!