In(diferença)
Aconteceu na noite de quarta-feira passada, numa rua de Paris. Mas acontece todos os dias, em ruas de todas as grandes cidades. A diferença é que o que aconteceu na passada quarta-feira, numa rua de Paris, acabou nas páginas dos principais jornais do mundo desenvolvido.
René Robert, de 84 anos, caiu no chão, uma das mais movimentadas de Paris, no bairro dos cafés, ao lado da Place de la Republique. Seriam 21 horas, Durante toda a noite lagas dezenas, porventura largas centenas, de pessoas terão desviado o passo e os olhos daquela pessoa caída no chão. Ficou ali nove horas, e acabou por morrer de hipotermia.
Era um conhecido e prestigiado fotógrafo. E tinha amigos que são pessoas conhecidas. E dos jornais - a diferença que fez a diferença, mesmo que já não fizesse diferença nenhuma. E que pouca diferença virá certamente a fazer na indiferença a que nos entregamos.
Saiu nos jornais. e indignamo-nos. Mas não sair mais nos jornais, vamos deixar de ter de nos indignarmos. É mais uma maçada a que nos vamos poupar...