João Almeida - um campeão!
O desporto nacional tem um novo ídolo. É ciclista, é cá da região, e chama-se João Almeida. Mantém a camisola rosa, símbolo da liderança do Giro de Itália, ao fim da segunda semana da competição. E vai passar com ela o último dia de descanso, que é amanhã.
Depois de um contra-relógio sensacional, ontem, em que, com o sexto lugar, ganhou tempo a toda a concorrência, hoje foi dia de sofrimento, do sofrimento dos campeões, na 15.ª etapa, uma duríssima etapa de montanha, entre Rivolto e Piancavallo, na distância de185 km. Hoje, foi de campeão!
No momento decisivo da etapa, a mais de 15 quilómetros da meta, sempre a subir, João Almeida ficou sozinho, sem colegas de equipa para a sempre necessária ajuda, no grupo da frente. A Sunweb, de Wilco Kelderman, um dos candidatos e segundo na geral, atacou a corrida, endureceu-a e construiu um grupo reduzido na frente. Irremediavelmente para trás ficaram todos os grandes nomes do Giro.
O corredor português seguiu montanha acima, agarrado ao grupo, mas sem protecção de qualquer espécie. O grupo acaba reduzido a quatro, Hindley e Kelderman, ambos da Sunweb, e Geoghegan Hart, da Ineos, com João Almeida a acabar por ceder, a cerca de 9 km da meta. A partir daí foi uma luta de campeão contra o tempo. Sozinho, escalada a cima, a ver os segundos a fugir, ora de dentes cerrados, ora de língua de fora.
Sofreu como têm de saber sofrer os campeões. E foi como um grande campeão que chegou à meta, em quarto lugar. Atrás Geoghegan Hart, que ganhou, e de Kelderman, a quem Hindley ofereceu as bonificações da segunda posição, segurando a maglia rosa por 15 segundos.
Aconteça o que acontecer na terceira e última semana, João Almeida é, aos 22 anos, um campeão. Nada apaga o que já fez na sua estreia na elite mundial do ciclismo!