Nos 69 anos do velhinho Estádio da Luz...
Faz hoje 69 anos que foi inaugurado o Estádio da Luz. Foi em 1 de Dezembro de 1954 que, depois de uma mobilização única no país no que toca a angariação de fundos, e de menos de ano e meio de obras (iniciaram-se a 14 de Junho de 1953), os benfiquistas concretizaram um velho sonho.
Dez mil contos - dez milhões de escudos - foi o investimento na Catedral, o maior estádio de sempre do país, que chegaria a ser o maior da Europa, com capacidade oficial para 120 mil espectadores, mas que terá chegado a receber 135 mil.
Às 11 horas do dia 1 de Dezembro de 1954, o presidente Joaquim Ferreira Bogalho abria as portas de acesso ao Estádio, então uma casa cheia com 40 000 adeptos. A casa onde o Benfica viveu as suas maiores glórias, e onde o inferno se fez céu. Foi demolido em 2003, para dar lugar ao actual.
Para assinalar esta esta data, neste 1 de Dezembro dos 69 anos da Luz, fiz-me sócio - parece mentira, mas é verdade, não era! -, com a minha neta Emília, benfiquista de alma, filha de uma benfiquista, mas também de um dos mais empedernidos lagartos. Quis o destino que, no dia dos 69 anos do velhinho Estádio da Luz, recebesse o número de sócio 357mil e 69. A Emília é a seguir, a 357 mil e 70.
As três netas fazem o pleno. Dos netos, o mais velho, o Vasco, aos 7 anos, já é um caso perdido. O mais novo, o Pedro, com 19 meses, tem tudo - se o pai e o irmão não "lhe derem a volta" - para ser também benfiquista. E o próximo sócio na família.