Tour de France 2017 (IV)
O Tour chegou ao final da sua primeira semana. Como a duas restantes - Giro e Vuelta, e aqui "restantes" é mesmo o termo exacto, porque o Tour é um caso à parte - grandes competições do cilismo mundial, é uma prova de três semanas. A primeira é normalmente para roladores, com as diferenças a serem feitas por incidentes da corrida: um dia de ventos laterais que levam a cortes, as quedas - sempre as quedas - ou, quando é o caso, e não o foi neste ano, o famoso pavée. A segunda e a terceira são semanas de alta montanha, com os Pirinéus e os Alpes, sem que a ordem seja fixa. Desta vez surgem primeiro os Alpes, mas com direito a regresso, na terceira semana, depois dos Pirinéus.
Apareceram ontem, depois de um primeiro cheirinho a montanha na quinta etapa, na chegada a Statíon des Rousses, onde o francês Lilian Calmejane venceu, depois de uma grande fuga e de um final dramático, conseguindo resistir às câimbras.
Hoje correu-se a mais dura etapa dos Alpes. E provavelmente a mais decisiva do Tour porque, para além das dificuldades que integrava, ficou marcada por várias quedas que obrigaram ao abandono, entre outros, de Garaint Thomas, segundo classificado e primeiro "maillot jaune" e de Richie Port, provavelmente o maior adversário de Froome.
Quedas à parte, e no mero plano competitivo, a etapa deixou Contador irreversivelmente fora dos primeiros lugares, Quintana porventura fora da disputa da vitória e Aru fora das graças do público. Atacou quando Froome "anunciou" uma avaria, o que é sempre feio. E não ganhou nada com isso, mesmo que tenha chegado ao segundo lugar da geral.
A etapa foi de Barguil, que ganhou montanhas, umas atrás das outras, conquistou com naturalidade a camisola das bolinhas vermelhas, e pensou que ganhou a etapa. Não ganhou, porque o vídeo mostrou que foi o colombiano Rigoberto Uran a ganhar, por escassos milímetros, como Kittel, há dois dias atrás. E de Froome, que mostrou a habitual autoridade, deixando todos os adversários em sentido.
Só um acidente lhe retirará o seu quarto Tour.