Uma grande notícia para o ciclismo português
João Almeida ganhou a etapa de hoje do Giro de Itália, uma das mais difíceis decisivas da corrida, entre Sabbio Chiese e Monte Bondone, com cerca de 2200 metros de altitude, uma das montanhas do Trentino, em Trento, no norte de Itália.
João Almeida, quarto na geral à partida, fez uma exibição de ataque. Primeiro foi a equipa a endurecer a corrida, depois, à entrada dos últimos oito quilómetros, e já sem companheiros de equipa, atacou no grupo dos favoritos, deixando todos os adversários para trás, numa altura da subida com pendentes acima dos 10%. Geraint Thomas, o britânico vencedor do Tour em 2018, conseguiu depois recolar e foi a sua companhia nos últimos quilómetros, só não resistindo ao ataque do português na meta, para a vitória na etapa. A primeira numa grande
Na classificação geral inverteram as posições na meta. O britânico reconquistou a "maglia rosa" e é agora primeiro, com 18 segundos de vantagem sobre João Almeida. E 29 sobre Roglic, à partida o principal candidato, e agora terceiro.
Os três primeiros cabem em 29 segundos e, se nada de anormal vier a acontecer, definem o pódio final. A partir daí as diferenças são já acentuadas.
A competição vai já na terceira semana - termina no próximo domingo - e tem este ano sido marcada pela chuva, e pelas muitas quedas que sempre provoca, a que o campeão português de fundo também não escapou, logo no início. É nesta fase da corrida, quando as forças começam a faltar a toda a gente, que João Almeida sempre aparece no seu melhor.
Falta ainda subir muita montanha, e um último contra-relógio. Mas, com uma equipa à altura, e sem as recorrentes indefinições na sua liderança, o ciclista português está, desta vez, em condições de lutar pela vitória. E esta é uma grande notícia para o ciclismo português!